Euronews nos PALOP

BST SSN
3 min readMay 7, 2021

--

Olá, bem-vindos a mais um post :)

Para este post aconselhamos que tragam uma bebida bem fresquinha e uma fruta tropical porque hoje vamos viajar por…. 🥁🥁🥁🥁🥁

ÁFRICA, mais propriamente pelos PALOP e pela presença da Euronews nos mesmos.

Para quem não sabe os PALOP são os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, e conta com, Angola, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Países aderentes aos PALOP

Em 1979, após se tornarem todos países livres, formaram esta comunidade juntamente com Portugal, Timor-Leste e Brasil que apesar de não pertencerem a África fazem parte da comunidade tendo todos em comum a língua portuguesa.

Deixamos aqui um vídeo que comprova a mais recente “aquisição” para os PALOP ;)

A Euronews, dispõe de um serviço, que comprova o multiculturalismo da empresa, direcionado para o continente africano- a Africanews, desde janeiro de 2016.

Representa o mesmo que a Euronews, mas com um toque mais exótico e mais próprio da beleza do continente africano. Cobre notícias 24 horas dos 7 dias da semana, transmitindo em inglês e francês. Foca-se em notícias e histórias de negócios sub-africanas e internacionais.

Africanews

Para além de francês e inglês, os PALOP têm acesso, desde 2005, a informações em português devido à RTP Africa e à RTP internacional e à emissão do canal europeu na mesma.

Embora seja transmitido em televisão por cabo, a Euronews e a Africanews dispõem também de um serviço de streaming, o que facilita a difusão de informação a mais pessoas.

“África é uma terra de oportunidades. Um continente em crescimento. Por que não ouvimos o que os africanos têm a dizer? Não só em assuntos africanos, mas também nos negócios globais. A procura de informação imparcial não está satisfeita”- disse o presidente do concelho executivo da Euronews e presidente da Africanews, Michael Peters.

Em grupo concordamos com a afirmação de Michael Peters visto que, lutamos, juntas, para uma igualdade de todos os diferentes povos, nações e de todas as pessoas que sofrem preconceitos. Não aceitamos que menosprezem qualquer tipo de pessoa seja com base no credo, origem, orientação sexual, raça, etc, visto que somos TODOS IGUAIS!

Como tal, e de modo que todas as vozes sejam ouvidas, concordamos com a difusão de meios de comunicação nos mais variados países.

E de modo a que todas as vozes sejam ouvidas, deixamos uma sugestão de música que testemunha a união das ex-colónias portuguesas porque, todos temos “UM SÓ CORAÇÃO”.

--

--

BST SSN
BST SSN

Written by BST SSN

Durante os meses de março, abril, maio e junho, iremos lançar 10 publicações no âmbito da UC de História dos Media. As publicações serão sobre o canal Euronews.

No responses yet